quarta-feira, 21 de março de 2007

Tecnologia Educativa e a Matemática



Durante vários anos tenho ministrado uma disciplina de Informática Educacional num Curso de Formação Inicial de Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico. Além disso, tive já a oportunidade de colaborar com vários Centros de Formação Contínua de Professores em acções no âmbito da Tecnologia Educativa e de participar em vários projectos com intervenção das tecnologias, sobretudo, ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Como resultado dessas experiências identifico a necessidade de desenvolver software educativo (SE) orientado para o sucesso educativo. São várias as investigações que identifiquem a motivação de professores e alunos na utilização das tecnologias em contexto educativo mas, a frequência de trabalhos com objectivos de contribuir para o sucesso educativo é menor, ou quase inexistente.

Nessa linha, penso ser muito relevante avaliar software educativo em contexto, identificar conteúdos no âmbito da matemática onde o software educativo pode contribuir para o sucesso das aprendizagens e desenvolver um produto em parceria com docentes do 1º ciclo.

De um vasto conjunto de leituras/investigações (Pannabecker, 2004; Costa, 2005; Wilson & Harri, 2004; Paiva, 2005) realizadas e de experiências profissionais, identifica-se que:

· As tecnologias contribuem para a motivação dos alunos;
· Os computadores têm impacto no desenvolvimento das crianças;
· Aumento da oferta de softwares educativos;
· Grande acessibilidade aos vários produtos;
· Formação em tecnologias baseada, essencialmente, em competências técnicas e não na integração educativa;
· Ausência de critérios de avaliação;
· Potencialidades de crescimento do mercado de software educativo;
· Ausência de investigação correlacionando SE e sucesso educativo;
· Pouca formação de integração pedagógica do SE;
· Pouca divulgação sobre “Comunidades” de boas práticas;
· Necessidade do SE na forma de Avaliação Descritiva e Avaliação em Contexto Educativo;
· Fracos resultados escolares no âmbito da Matemática;
· Ausência de investigações que tenham como objectivo combater o insucesso educativo numa área tão crítica com a Matemática;

Questões que se colocam:

· Como são tomadas as decisões de investimento em SE?
· Porque não melhoram os resultados das aprendizagens com os SE?
· Quais os contextos de integração do SE nas actividades pedagógicas?
· Como se divulgam os resultados de investigações sobre avaliação de SE?
 
Nesta linha justifica-se alargar a investigação que se preocupe com o combate ao insucesso educativo na Matemática utilizando a tecnologia educativa, nomeadamente, software de qualidade.

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